A Escola Especial Tristão Sucupira Vianna vem através desta carta informar a população sobre as mudanças na Política Nacional de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC). A Política Nacional de Educação é quem define como se dará, em todo o Brasil, o atendimento escolar para as crianças e jovens com deficiência.
O Documento Orientador do MEC coloca:
"Nesse sentido a educação especial é um campo de conhecimento (...)que favorece o processo de escolarização dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação nas turmas comuns do ensino regular (...)".
"Não criar novas escolas especiais e transformar as escolas existentes em centros de atendimento educacional especializados para o atendimento, a produção de materiais acessíveis e a formação docente".
Alertamos a população para o significado prático da concepção de inclusão do MEC:
As escolas especiais serão fechadas;
Todos os alunos matriculados nas escolas especiais passarão a ser alunos do ensino regular;
Todos os portadores de deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação freqüentarão as turmas comuns do ensino regular;
A promessa da criação de centros de atendimento educacional especializado em substituição às escolas especiais, como que se em passe de mágica estes centros pudessem atender a totalidade dos alunos incluídos no ensino regular através de matrícula obrigatória.
As Escolas Especiais e Regulares, bem como as famílias, não foram convidadas a participar da discussão que elaborou a Política Nacional de Educação, não sugeriram formas de inclusão, tampouco foram ouvidos sobre as modalidades de inclusão que já possuímos em nossas Redes de Ensino e que estão atendendo o princípio da inclusão que acreditamos __ que vai além do "estar junto com" para o "promover a permanência e as aprendizagens efetivas" destes alunos.
Desta forma, estamos convidando a comunidade das Escolas Regulares a unirem-se a nós na luta pela manutenção das escolas especiais, para isso basta:
Enviar o maior número de e-mail para os seguintes e ndereços eletrônicos (sugerimos que mandem para os dois endereços): politicaseesp@mec.gov.br e http://portal.mec.gov.br (clicar ouvidoria);
Aderir ao abaixo assinado sobre a Política Nacional de Educação Especial do MEC, que encontra-se na sua escola ou na Escola Tristão (End: Av Nilo Wulff, 955- Restinga Nova / fone: 32501527).
- Esta carta foi entregue à escolas da Restinga e a comunidade em geral
Pais, alunos, funcionários e professores da Escola Tristão
Nenhum comentário:
Postar um comentário