16 de novembro de 2007

EDUCAÇÃO PRECOCE E PSICOPEDAGOGIA INICIAL - Espaço de Inclusão na Escola Especial



A Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Educação, oferece, desde 1990, atendimento a crianças de zero a seis anos com problemas de desenvolvimento, nas modalidades de Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial.
Através desta política educacional busca-se a inclusão das crianças com Necessidades Educacionais Especiais em Escolas Especiais, Escolas Infantis, Creches e outros serviços.
Este trabalho se desenvolve nas quatro Escolas Municipais Especiais de Porto Alegre.
Em nossa Escola Elyseu Paglioli, a Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial iniciaram em 2002 com as professoras Simone e Carla, com oito alunos cada uma. Em 2005, uma nova turma de Psicopedagia Inicial foi criada com a professora Amelia.


EDUCAÇÃO PRECOCE
Educação Precoce é o atendimento a crianças de zero a três anos de idade com problemas de desenvolvimento detectados antes, durante ou após o nascimento (prematuridade, síndromes, paralisia cerebral, hidrocefalia, etc.).
Oferece espaço à criança para a construção de conhecimento, estabelecendo relações no mundo que a cerca, sendo respeitadas suas especificidades de desenvolvimento.
As intervenções são baseadas no brincar e incluem a participação dos familiares do bebê.

PSICOPEDAGOGIA INICIAL
Essa modalidade de atendimento é destinada a crianças de três a seis anos de idade, provenientes ou não de um trabalho de Educação Precoce.
Oferece atendimento às crianças (individual e/ou em grupo), buscando através do brincar e de experiências da vida diária, a ampliação das possibilidades de aprender.
Colaboração da profª Amélia

Nenhum comentário: