2 de novembro de 2007

Escola Lígia Averbuck na luta

ATO PÚBLICO EM PROL DA MANUTENÇÃO DAS ESCOLAS ESPECIAIS

Estamos organizando dois atos públicos em prol da manutenção das Escolas Especiais – dia 29/10, com saída da Escola M.E.E.F. Profª Lygia M. Averbuck até o campus da PUC, no turno da manhã às 9h e no turno da tarde às 15h, com a presença de pais, alunos, professores, funcionários e simpatizantes.
Por ocasião do 18º aniversário da Escola, nos perguntamos se devemos comemorar: nossa existência até então ou nossa extinção?
Encontra-se disponível no site do MEC o documento onde consta as novas diretrizes que orientam a Educação Especial através da Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva. Dentre várias diretrizes contidas no documento, a 6ª orientação aos sistemas de ensino, refere-se a: transformação das escolas especiais em centros de atendimento, não criação de escolas especiais e conseqüente matrícula de todo e qualquer aluno na escola regular.
Acreditamos a Escola Especial como um espaço inclusivo, de aprendizagem, necessário e formador para os sujeitos que a ela recorrem. Nela é assegurado um projeto político-pedagógico que resgata a cidadania deste sujeito de direitos, possibilitando ao mesmo a construção de um projeto de vida. Não devemos considerar a escola e a educação especial como um desvio, uma linha secundária destinada a servir de abrigo ou depósito, mas uma via para o caminho principal. Para cumprir um papel de travessia, o processo é lento e exige esforços, sendo a Escola Especial um importante recurso para dar suporte a este processo e oferecer uma melhor educação aos alunos que não podem ser atendidos nas classes das escolas regulares, pois ainda necessitam de um atendimento muito específico em termos de aquisições básicas cotidianas, quanto a: alimentação, higiene, deslocamento, modalidade de aprendizagem, etc.
A Escola especial atende a um número específico de alunos desenvolvendo um currículo adaptado, partindo do princípio de que todo ser humano pode aprender, ainda que com condições físicas, mentais, sensoriais, neurológicas ou emocionais significativamente diferentes, mas é imprescindível focalizar as necessidades especiais e os recursos necessários para supri-las, ou seja: “Iguais nos seus direitos, mas diferentes nas suas necessidades”


Colocamo-nos à disposição para esclarecimentos ou participação em debates. Comissão de organização do Ato Público, que inclui professores, funcionários, pais e Direção da Escola. Este movimento tem apoio da SMED/POA.

Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Lygia

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