O tradicional baile promovido por professores que coordenam o Programa do Trabalho Educativo (PTE), nas quatro escolas municipais especiais de Ensino Fundamental, no Centro Municipal de Educação do Trabalhador (Cmet) Paulo Freire e nas Salas de Integração e Recursos das escolas municipais de Ensino Fundamental regulares, ocorrerá nesta quinta-feira, 8, a partir das 18h, no Clube Caixeiros Viajantes (Rua Dona Laura, 646).
Realizado há mais de dez anos, o baile conta com a participação de professores, alunos e familiares de toda a rede municipal de ensino. "Além de promover a integração entre as escolas e as famílias, a iniciativa serve para arrecadar recursos para a viagem de estudos que os alunos integrantes do PTE fazem, no final do ano, com seus professores", afirma a responsável pelo PTE no Território de Aprendizagem de Educação Especial na Secretaria Municipal de Educação (Smed), Salete Moraes.
Existente há mais de uma década, o PTE tem como objetivo a inserção dos alunos com necessidades educativas especiais, no mundo do trabalho, proporcionando estágios nas secretarias, autarquias e fundações ligadas à prefeitura bem como na Câmara Municipal. Salete explica que, no estágio de 20 horas semanais e um ano de duração, prorrogável por igual período, o aluno ‘aprende fazendo no mundo do trabalho’ sob supervisão dos seus professores. Para o estágio, a exigência é que tenha, no mínimo, 16 anos, organização e autonomia. "Quem avalia isso são os professores que trabalham com eles e os ajudam a avançar nas suas aprendizagens", observa.
Salete destaca que, além de os professores supervisionarem os alunos no local de estágio, promovem, nas escolas, reuniões semanais com todos os integrantes do PTE para que discutam sobre suas aprendizagens no mundo do trabalho.
Notícia veiculada no site da SMED/POA em 06/11/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário