A vice-diretora da Escola Municipal Especial Lucena Borges, Patrícia Zillmer, explica que vários movimentos em Porto Alegre têm buscado esclarecer a sociedade sobre a importância do Ensino voltado a crianças e jovens com necessidades especiais. Ela destaca que o debate sobre o assunto se intensificou devido ao documento do MEC que trata da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, no qual há a sugestão da não-criação de mais escolas para essa faixa da população. Conforme Patrícia, num processo de inclusão são imprescindíveis algumas ações que envolvem a escola especial e a escola regular. Mas salienta que a experiência revela inúmeros fatores, tanto no que se refere às limitações da escola quanto na especificidade das características do aluno em questão. 'Entendemos que a inclusão possa ocorrer na escola regular, quando existem condições favoráveis que possibilitem a real permanência deste aluno; ou na escola especial, onde se promove a construção do conhecimento por meio de um currículo alternativo em espaços e tempos diferenciados.'
Publicado no correio do Povo, 04/11/2007
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