2 de novembro de 2007

Propostas concretas de inclusão

Foto de Anelise Barra Ferreira

A Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor Elyseu Paglioli foi a primeira escola especial municipal de Porto Alegre, fundada em 1988 para atender alunos com deficiência mental. Nesta época, houve vários movimentos da comunidade do bairro Cristal, que não desejava ter em suas proximidades uma escola para “anormais”, o que poderia até desvalorizar os imóveis da região.No ano de 1995 foram iniciados os “projetos de Integração” na escola, os quais ofereciam vagas para alunos “normais” da comunidade nos cursos oferecidos até então para os alunos matriculados na escola – cursos de máscaras, de teatro, de dança, de artes plásticas, de jovem cientista, de vôlei e de educação ambiental.

Neste mesmo ano, foi constituído o Projeto de Trabalho Educativo, com o objetivo de integrar os alunos das escolas especiais em experiências de trabalho.

Em 1996, o Projeto de Integração estende-se para a Educação Infantil. Crianças da comunidade na faixa etária de 4 e 5 anos passam a freqüentar as atividades do lº ciclo, inicialmente em uma turma-piloto e posteriormente na totalidade das turmas.Tais projetos se edificaram com o objetivo de efetivar o que no Regimento Escolar é denominado “dessegregação” de sujeitos com algum tipo de deficiência, assim como do espaço da escola especial na comunidade, possibilitando que, através das ações educativas e das relações sociais ampliadas e aprofundadas possa construir conhecimento, desenvolver a cidadania e reinventar as formas de interação e convivência com as diferenças.

Hoje continuamos investindo nestas possibilidades, ampliando o atendimento desde zero até 21 anos, oferecendo Complementos Curriculares de Expressão, Som e Movimento, Artes, Fotografia, e Jogos Teatrais.


Fonte: site da escola (está em construção)

Nenhum comentário: