9 de novembro de 2007

Smed defende a manutenção das escolas especiais

08/11/2007

EDUCAÇÃO
Smed defende a manutenção das Escolas Especiais
Em reunião promovida hoje, 8, pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) com as equipes diretivas das quatro Escolas Municipais Especiais de Ensino Fundamental da rede municipal, a secretária Marilú Fontoura de Medeiros reafirmou posição de manter a inclusão nas escolas especiais, além da continuidade do trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais, nas escolas regulares.
A medida se dá em função da normativa do Ministério da Educação e Cultura (MEC) que orienta para a transformação das escolas especiais em centros de atendimentos. Na Capital, atualmente, 7,5% dos alunos da rede municipal têm necessidades especiais. De acordo com a secretaria devem ser considerados que:
- a inclusão não está fixada em espaços geográficos determinados ou em estruturas regulares de ensino, nem mesmo em métodos e instrumentos tecnológicos. Todos são importantes. Existem espaços diferentes para diferentes alunos.
- a Smed defende que a inclusão do aluno se constitui na forma de relação com ele mesmo, com os outros e com os saberes, em diferentes espaços. Em escolas especiais e regulares, contando com serviços integrados de apoio, seus estagiários, monitores, recursos de tecnologia assistiva e acessibilidade arquitetônica, além da educação precoce até a inclusão no mundo do trabalho.
- as escolas de educação especial da rede continuarão a desenvolver um trabalho de qualidade em relação a aprendizagem e inclusão social, assim como são produzidos nas escolas regulares.
- dentro da proposta de educação especial do Governo Federal, Porto Alegre continua como uma das alternativas e referência para a política de inclusão.
Fonte: Site da Smed

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