12 de março de 2008

Cursos para pessoas com deficiência visual têm inscrições até amanhã

Comunicação Social
PMPA/CS / Notícias


12/03/2008
TECNOLOGIA
Encerram-se amanhã, 13, as inscrições aos cursos gratuitos de informática para pessoas com deficiência visual nas unidades Restinga e Usina do Gasômetro do Centro de Capacitação Digital (CCD) da Procempa. São dez vagas para a Restinga e cinco para a Usina. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3289-1244, com a instrutora do CCD Janete Schneider, na Secretaria Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis). As aulas iniciam dia 17, na Restinga, e dia 18, na Usina.
Na Unidade Restinga, são duas turmas na segunda-feira: primeira turma pela manhã, das 8h às 12h, e a outra, das 14h às 18h. Na Usina, há somente uma turma, sendo que as aulas ocorrem terças e quartas-feiras, das 13h30 às 17h30.
A instrutora Janete faz um chamamento especial às pessoas com deficiência visual da região Sul para se inscreverem no curso da Restinga. “Devido ao difícil acesso, algumas vagas não são preenchidas. Mas há duas linhas de ônibus que chegam no local: Restinga-PUCRS e Avenida do Trabalhador”, afirmou.
Deficiência visual - Em parceria com a Fundação Bradesco e as secretarias Especial de Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis) e de Direitos Humanos e Segurança Urbana (SMDHSU), o CCD capacita para o mundo digital pessoas portadoras de deficiência visual, através do uso do software Virtual Vision, que lê a tela do computador e comando de teclado, fazendo com que o aluno saiba o que está conectando e produzindo no micro. Em 2007, foram capacitadas 21 pessoas com deficiência visual. A Unidade Restinga do CCD localiza-se na Rua Ricardo Leônidas Ribas, 75. A Usina do Gasômetro está situada na Avenida João Goulart, 551, Centro. Os cursos oferecidos são de Introdução à Informática, Sistemas Operacionais, Pacote Office e Internet. Requisitos básicos: possuir ensino fundamental completo, informar o Código Internacional da Doença (CID) e apresentar documento de identidade.

Nenhum comentário: