17 de fevereiro de 2011

Sob nova Direção

Em 14 de Dezembro, a SMED deu a posse aos novos Diretores de Escola. Então, a partir deste momento, oficialmente, estamos


SOB NOVA DIREÇÃO






Nossa proposta é de somar à escola a todos os processos anteriores que resultaram na ótima organização que tem hoje. Fazemos parte de um processo que se aprimora e acompanha a dinâmica da escola a partir das mudanças que apresentam e que trazem novas necessidades e exigem reflexões e busca de soluções, adequações, suporte, novos conhecimentos. Para isto, necessitamos de um ambiente tranqüilo e fortalecedor. Um ambiente seguro que reúna confiança e colaboração.

Estamos inseridos num contexto muito maior que a escola. Passamos por momentos de questionamentos a respeito da escola especial. Mais do que nunca, precisamos nos abrir enquanto escola e mostrar nosso trabalho, buscando parcerias em rede para o fortalecimento de nossas ações. Buscar aproximação com as áreas da saúde e assistência. Participar dos movimentos sociais através dos conselhos de direitos, conferências, fóruns de reflexão e reivindicação. Estar próximo aos movimentos sociais nos ensina o posicionamento político e social da pessoa com deficiência e contribui para a escola em como pensar seus posicionamentos e o que devemos trabalhar em nosso currículo para além das competências formais do conhecimento. Alguns exemplos: o PTE, a inserção na cultura e suas reflexões, os esportes, enfim, as experiências no âmbito da cidade.
Pretendemos aprimorar e valorizar o trabalho da escola e de seus atores. Temos profissionais com experiências reconhecidas, outros com potencial muito grande. Gostaríamos de contar com o envolvimento de todos num processo colaborativo, onde todos sejam autores reconhecidos, respeitados e responsáveis, conquistando a autonomia no processo coletivo e contribuindo para a gestão da escola. Gestão esta que pretendemos desenvolver com a participação de todos os segmentos. Estamos propondo espaços sistemáticos de encontros para formação, reflexão e construção de soluções.
Para nós, é um espaço novo, mas que temos a confiança de fazer, como sempre fizemos, o melhor de nosso trabalho, trazendo a contribuição de nossas experiências em diferentes funções que, acreditamos, constituem um conjunto potencial de gestão no sentido pedagógico, administrativo, financeiro e, principalmente, humanizador.
A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha no jogo quando era criança. Friedrich Nietzsche
Sentimos que não perdemos a seriedade do jogo da infância: fiel, ingênuo e verdadeiro. Não com a idéia de que infantil é primário, mas que é primeiro. O mais importante.

Vica e Marion

Nenhum comentário: