16 de fevereiro de 2011

I ching


Os místicos chineses que codificaram as mensagens do I Ching eram mestres em psicologia e perceberam, intuitivamente, as leis que governam o cosmos e as sociedades humanas. Aceitaram os opostos neste mundo e o princípio da mudança constante que existe no Universo.
Um dos mais importantes conceitos revelados pelo I Ching é o de que tudo passa, nada é permanente no Universo, e por isso, devemos nos voltar para o nosso centro interior, onde o Tao ou Deus habita, criando uma harmonia com Ele. Quando isso acontece, conciliamos os opostos em nossa vida e trazemos o equilíbrio, a serenidade, a confiança e a tranqüilidade para enfrentar qualquer tipo de situação. Elisabeth Cavalcante 


 Há tempo de semear e de  colher,  inverno e  verão,  in e  out,   yin e  yang. Para vivermos no Tao é preciso respeitar esta dualidade.
 Por difícil que seja, é preciso aprender que a árvore para crescer frondosa, precisa do tempo em que a semente, escondida na terra, faz o seu trabalho interior e, solitariamente, sem pressa, realiza-se como semente.
Obedecendo ao princípio de alternância dos opostos, chega o tempo em que a semente germina, expõe seus pequenos brotos para fora da terra  e deixa que o sol ou a chuva beije suas tenras folhinhas.
Rezemos para que não haja granizo ou ventania e assim, gradualmente, nossa plantinha continue crescendo, se adaptando ao solo e ao clima novo, adubada com os nutrientes da verdade e da confiança.

Hoje, o blog do Elyseu volta ao  ar. 
Retomamos as postagens neste espaço institucional para dar conta de um trabalho que acreditamos e levamos muito a sério.
A Escola Elyseu Paglioli é uma escola especial,  que lida com pessoas com deficiência. Como outras escolas especiais de Porto Alegre, vem lutando para mostrar que as escolas especiais também podem ser inclusivas e que o que lhe garante este status é a qualidade do seu trabalho.
Este é exatamente o objetivo deste blog: apresentar o trabalho da Escola, nosso dia-a- dia, nossas salas de aula, nossa rotina, nossos eventos, as atividades complementares, os projetos, nossas idéias, nossa diversidade.
Esta é uma escola viva - muitos professores utilizam esta ferramenta e criam um blog de sua Turma de alunos, como uma das formas de registro do seu trabalho ao longo do ano e também de socialização de seu trabalho junto às famílias. Os links estão disponíveis aqui, na barra lateral. Faça uma visita e veja a riqueza do trabalho que desenvolvemos.
Nas páginas, colocamos alguns banners institucionais que mostram a estrutura formal da Escola.
Se gostou, divulgue, torne-se um seguidor e volte sempre

Nenhum comentário: