18 de fevereiro de 2011

Inclusão Escolar no calendário da Capital

Este ano, a inclusão escolar vai integrar o calendário de datas comemorativas e de conscientização da Capital. A lei, de autoria da vereadora Sofia Cavedon, prevê que a Semana Municipal de Inclusão Escolar, para debate do tema, aconteça na segunda semana do mês de agosto. (Correio do Povo, 18/2/2011)


Vale lembrar que a proposição da Lei que criou a Semana da Inclusão Escolar, em Porto Alegre, é consequência de um Ciclo de Debates, que se inicou em 2008 e que já na sua terceira edição tinha por objetivo geral:


"Provocar a reflexão sobre a necessidade da construção de estratégias que garantam a inclusão escolar responsável, que tem como foco o desenvolvimento humano, superando a visão de que somente a acessibilidade física é o suficiente para promover a cidadania e o respeito ao aluno, bem como subsidiar teoricamente os participantes para construção de escola de qualidade, que garanta ao sujeito com deficiência atenção às suas necessidades e seu pleno desenvolvimento."

O Ciclo de Debates começou sendo uma iniciativa das Escolas Municipais Especiais  de Porto Alegre, que encontraram guarida no Gabinete da vereadora Sofia Cavedon, para defender sua posição de que
 Escola especial também é um espaço de inclusão

O Ciclo começou pequeno  e evoluiu para um grande Forum de Debates, com a participação de diversos segmentos, tais como APAE's, SIR's, Escola Frei Pacífico, CEREPAL,
Também o foco foi se ampliando, gradualmente, conforme outros agentes de educação foram se integrando. Deixou de ser apenas em defesa das escolas especiais e da sua preocupação com o atendimento de uma nova  clientela que vem chegando sistematicamente`a escola e a necessidade de se uma discussão ampliada a respeito de novas necessidades em termos de RH, tecnologias, acessibilidade,etc.O Forum passou a  também discutir as modalidades e práticas de inclusão nas escolas regulares, o que ampliou o debate em relação a novos recursos pedagógicos e tecnológicos necessários a inclusão em qualquer espaço escolar.

O Programa de 2010 foi:
26/05 – Estratégias de Acessibilidade
foco: Como tornar a escola mais acessível e acolhedora para os alunos com deficiência? Quais equipamentos e tecnologias são necessários? Qual comunicação é necessária? Qual estrutura física e de organização de escola é fundamental? É possível uma escola acessível sem profissionais de apoio? Qual a formação adequada?

30/06 – Estratégias de Cidadania
foco: Quais as normas, acordos, compromissos nacionais e internacionais que tratam dos direitos das pessoas com deficiência? Qual a relação que esses acordos e normas têm com a escola? A legislação garante igualdade de direitos e respeito às diferenças?

25/08 – Estratégias de Aprendizagem
foco: O que é ensinar e aprender para alunos com deficiência? O que se espera da aprendizagem de um aluno incluído (tanto na escola especial quanto na comum)? Quais são as possibilidades e os limites? Como respeitar o aluno na sua condição peculiar de desenvolvimento? O que é respeitar o ritmo e as diferentes formas de aprender numa mesma sala de aula?

15/09 – Estratégias de Currículo
foco: O que é considerado conteúdo escolar quando se trata de aluno com deficiência intelectual? Qual currículo mais adequado? O que é adaptação curricular? O que é certificação diferenciada?

20/10 – Estratégias de Convivência
foco: O que é acolher um aluno com deficiência? O que é respeitar e valorizar a trajetória do aluno?O que é considerado ato violento em relação ao aluno que surta? Como trabalhar as relações com colegas e demais segmentos, considerando alunos com condutas típicas? Como preparar toda escola para lidar/compreender estas características? Como garantir ao aluno que tem características “fora do padrão” tenha seu direito respeitado? Até onde as diferenças de “comportamento” podem ser aceitas, considerando os demais colegas? Como lidar com as diferentes fases de desenvolvimento do aluno?

Sistemática: 2 palestrantes por encontro.
Previsão de público: 300 participantes (professores de escolas públicas e privadas, assistentes sociais, psicólogas, estudantes, servidores públicos, dirigentes e representantes de diversas instituições envolvidas com tema da inclusão escolar responsável)
Local: Plenário Otávio Rocha - Câmara de Vereadores


 Outras ações do Forum foram:
- Livro do II ciclo de debates;
- Participação na CONAE;
- Encontro de pais;
- Encontro de alunos;
- Encontro de professores;
- Mobilização junto a Universidades, MEC, SEC, Escolas regulares, especiais e SIR.

Portanto, a criação da Semana da Inclusão Escolar em Porto Alegre é só mais uma ação nessa imensa onda que vem sendo criada a alguns anos, visando qualificar ainda mais  o ensino nas escolas de Porto Alegre, para todos os alunos, tenham eles alguma deficiência ou não.
Agradecemos amorosamente à vereadora Sofia, por ter nos oportunizado o espaço físico e simbólico para esta discussão.
Obrigada, Sofia!
   

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