Pronunciamento da Deputada Luciana Genro, sobre as escolas especiais, após visita à Escola Elyseu Paglioli.
A SRA. LUCIANA GENRO (PSOL-RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, registro a preocupação da comunidade escolar com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Refiro-me às escolas de ensino especial. No documento foram elaboradas diretrizes e orientações ao sistema de ensino, que visam à extinção das escolas especiais.
O fato é extremamente grave. As escolas especiais são importantes. Elas possibilitam o ingresso de crianças e adolescentes aos estabelecimentos de ensino. Falo de crianças que apresentam quadros de deficiência mental,com transtornos globais de desenvolvimento, psicose, autismo, síndromes variadas, além de deficiências motora, visual ou auditiva.
As escolas especiais são o espaço adequado para que essas crianças e adolescentes aprendam de acordo com o seu ritmo. Eles enfrentam enormes dificuldades, preconceitos e necessitam de um outro tipo de olhar, que perceba suas diferenças epotencialidades.
Visitei a Escola Municipal Eliseu Paglioli, de Porto Alegre, e pude conhecer mais de perto o belíssimo trabalho realizado pela direção e pelos professores. Eles buscam oferecer às crianças — muitas delas oriundas de famílias extremamente pobres — a possibilidade de chegarem a uma escola. Refiro-me a alunos que permaneceriam em casa com a família, que não teriam a possibilidade de desenvolvimento mental, social e motor. Eles conseguem, no ensino especial, desenvolver a sua autonomia. Podem viver felizes e ser respeitados. Daí por que a escola especial precisa ser vista sob essa ótica.
Dizem os professores e diretores da Escola Municipal Eliseu Paglioli que não podemos ser coniventes com a política de extinção de serviços e atendimentos que têm história de criação e valorização do trabalho pedagógico para clientela tão especial, tão importante.
A escola especial é vista como importante parte do processo de inclusão de crianças e adolescentes ao sistema regular de ensino.
Muito obrigada.
O fato é extremamente grave. As escolas especiais são importantes. Elas possibilitam o ingresso de crianças e adolescentes aos estabelecimentos de ensino. Falo de crianças que apresentam quadros de deficiência mental,com transtornos globais de desenvolvimento, psicose, autismo, síndromes variadas, além de deficiências motora, visual ou auditiva.
As escolas especiais são o espaço adequado para que essas crianças e adolescentes aprendam de acordo com o seu ritmo. Eles enfrentam enormes dificuldades, preconceitos e necessitam de um outro tipo de olhar, que perceba suas diferenças epotencialidades.
Visitei a Escola Municipal Eliseu Paglioli, de Porto Alegre, e pude conhecer mais de perto o belíssimo trabalho realizado pela direção e pelos professores. Eles buscam oferecer às crianças — muitas delas oriundas de famílias extremamente pobres — a possibilidade de chegarem a uma escola. Refiro-me a alunos que permaneceriam em casa com a família, que não teriam a possibilidade de desenvolvimento mental, social e motor. Eles conseguem, no ensino especial, desenvolver a sua autonomia. Podem viver felizes e ser respeitados. Daí por que a escola especial precisa ser vista sob essa ótica.
Dizem os professores e diretores da Escola Municipal Eliseu Paglioli que não podemos ser coniventes com a política de extinção de serviços e atendimentos que têm história de criação e valorização do trabalho pedagógico para clientela tão especial, tão importante.
A escola especial é vista como importante parte do processo de inclusão de crianças e adolescentes ao sistema regular de ensino.
Muito obrigada.
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