17 de fevereiro de 2011

FESTA DE NATAL

FESTA DE NATAL É SUCESSO TOTAL!!!
Nossa Escola tem uma tradição: é super festeira. Tudo é motivo para virar um grande evento. E parece que isso não vai mudar!
O último evento do ano, mas o primeiro da nova Direção, foi a Festa de Natal.
Linda, como sempre. Com Papai Noel, presentes, apresentações de músicas natalinas pelo Infantil e um almoço maravilhoso preparado pelo pessoal da cozinha.
Momento de confraternização e o primeiro grande teste.


Grande público




Também tivemos a formatura do Andersom, que cumpriu seus dois anos de estágio no PTE e a despedida do Alexandre e da Patrícia, que fizeram 21 anos e estão saindo da Escola.
Foi um momento triste, de  perda e separação de alunos queridos, que há tanto tempo acompanhamos e sabemos o quanto evoluíram. Mas também sabemos que é um momento necessário, que outras vivências os aguardam. Desejamos boa sorte a todos e que voltem para nos visitar nas festas da Escola. 


 A festa seguiu com a apresentação de músicas natalinas pelos alunos do Ciclo Infantil. Agradecemos ao momento doce e alegre proporcionado pelas professoras Eliana,Clarice, Irani, Margarete e Sandra no violão. 

GRANDE MOMENTO DA FESTA: 

PAPAI NOEL CHEGANDO 

A    !!!!

Papai Noel é sempre pura magia para as crianças. E agradecemos muito aos amigos do avô do João Felipe por oferecer às nossas crianças esse momento de alegria, que vale mais que qualquer presente. 
Muito obrigada. 



Por fim, tivemos nosso almoço de Natal, com muita galinha assada. Os assadores foram o  Marco,  o Everton  e  o Vitor. Arroz, salada de batata e sobremesa ficaram por conta cozinha, que como sempre foi comandada pela Neila. 
Assim, nossa festa de Natal foi lindo momento de confraternização, resultado de mais um trabalho coletivo. 

Sob nova Direção

Em 14 de Dezembro, a SMED deu a posse aos novos Diretores de Escola. Então, a partir deste momento, oficialmente, estamos


SOB NOVA DIREÇÃO






Nossa proposta é de somar à escola a todos os processos anteriores que resultaram na ótima organização que tem hoje. Fazemos parte de um processo que se aprimora e acompanha a dinâmica da escola a partir das mudanças que apresentam e que trazem novas necessidades e exigem reflexões e busca de soluções, adequações, suporte, novos conhecimentos. Para isto, necessitamos de um ambiente tranqüilo e fortalecedor. Um ambiente seguro que reúna confiança e colaboração.

Estamos inseridos num contexto muito maior que a escola. Passamos por momentos de questionamentos a respeito da escola especial. Mais do que nunca, precisamos nos abrir enquanto escola e mostrar nosso trabalho, buscando parcerias em rede para o fortalecimento de nossas ações. Buscar aproximação com as áreas da saúde e assistência. Participar dos movimentos sociais através dos conselhos de direitos, conferências, fóruns de reflexão e reivindicação. Estar próximo aos movimentos sociais nos ensina o posicionamento político e social da pessoa com deficiência e contribui para a escola em como pensar seus posicionamentos e o que devemos trabalhar em nosso currículo para além das competências formais do conhecimento. Alguns exemplos: o PTE, a inserção na cultura e suas reflexões, os esportes, enfim, as experiências no âmbito da cidade.
Pretendemos aprimorar e valorizar o trabalho da escola e de seus atores. Temos profissionais com experiências reconhecidas, outros com potencial muito grande. Gostaríamos de contar com o envolvimento de todos num processo colaborativo, onde todos sejam autores reconhecidos, respeitados e responsáveis, conquistando a autonomia no processo coletivo e contribuindo para a gestão da escola. Gestão esta que pretendemos desenvolver com a participação de todos os segmentos. Estamos propondo espaços sistemáticos de encontros para formação, reflexão e construção de soluções.
Para nós, é um espaço novo, mas que temos a confiança de fazer, como sempre fizemos, o melhor de nosso trabalho, trazendo a contribuição de nossas experiências em diferentes funções que, acreditamos, constituem um conjunto potencial de gestão no sentido pedagógico, administrativo, financeiro e, principalmente, humanizador.
A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha no jogo quando era criança. Friedrich Nietzsche
Sentimos que não perdemos a seriedade do jogo da infância: fiel, ingênuo e verdadeiro. Não com a idéia de que infantil é primário, mas que é primeiro. O mais importante.

Vica e Marion

Novos desafios

Pra quem fica, os desafios são imediatos!!!!


Últimos momentos

Quem parte leva
Saudade de alguém....





Mimosura não é só pra quem sai

Os alunos e professores da Escola resolveram presentear as novas Diretoras com pequenas mensagens. Disso resultaram dois super hiper cartões de boas vindas. Alguns professores se envolveram mais diretamente na produção da obra. Agradeço à todos que ajudaram. Desculpem se não vou nomimar, mas agora tenho medo de esquecer algum.




Palavras da Rosa

"Tivemos a oportunidade,nestes quase doze anos,sendo destes, cinco anos como professora e outros seis como diretora,de fazer parte da história desta Escola. Ao longo deste período, propusemos ações e modificações administrativas e pedagógicas,voltadas essencialmente para nossos alunos, solidificando seu caráter inclusivo.
Temos a convicção de que muito foi feito e que muito ainda há para ser feito.
Por ser uma escola dinâmica,criativa, reflexiva, sempre sobreviverá a necessidade de estar sempre transformando-se, reinventando-se.
"Nada é mais importante do que criar um ambiente, no qual as pessoas se sintam que fazem diferença. Há que se acreditar que se está fazendo uma diferença." Jack Stack
A todos aqueles que acreditam no seu trabalho e na educação, o meu respeito, admiração e carinho."
Rosa Medeiros- Professora/Ex-Diretora
Março de 2011

Palavra da Ivone

Despedida da antiga Direção

Rosa e Ivone permaneceram na Direção da Escola Elyseu por 6 anos. Fizeram uma dupla de sucesso, sempre ligadas e sintonizadas uma com a outra.
Foi um tempo de muuuuuito trabalho para elas e isso ficou marcado na história da Escola. Com certeza, devem ter havido alguns equívocos no caminho; stress, preocupações, dificuldades, etc. Ninguém passa por um cargo de autoridade sem se expor ao erro. Mas, sem dúvida, os acertos e as realizações foram consideravelmente maiores.
Gostaríamos, aqui, de agradecer publicamente por todo o trabalho que dedicaram à Escola e o comprometimento que consagraram á Gestão Escolar.
Muito obrigada!
Vocês merecem nosso carinho.

16 de fevereiro de 2011

Um Processo Eleitoral

Em Outubro de 2010, toda a RME de Porto Alegre viveu  o melhor momento de seu processo democrático: a eleição para as Direções das Escolas.
 Nós, no Elyseu, vivemos este momento de forma muito tranqüila e serena. Elegemos uma Comissão Eleitoral, que contou com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar. Houve a inscrição de uma única chapa  e foi organizado um Debate, para a apresentação da Proposta  de Trabalho das candidatas.


O Processo Eleitoral se realizou sem atropelos, com a participação dos Pais, Alunos, Professores e Servidores da Escola. Todos puderam exercer seu direito de voto e houve pouquíssimas abstenções.  A cédula contava com foto das Candidatas e a Comissão Eleitoral aceitou todas as manifestações de desejo dos alunos, mesmo daqueles que não puderam grafar claramente seu voto.



Findo o processo de votação, deu-se o escrutínio. A chapa escolheu dois Fiscias: Professora Simone Amaral e Professor Marco Ferraz.



Imediatamente pudemos fazer a Divulgação do Resultado: Todos comemoram a vitória.


Com mais de 90% dos votos válidos, foi referendada a chapa única. Professora Viviane Loss para Diretora e Marion Ribas para Vice-Diretora.


A satisfação estampa-se no sorriso das novas Gestoras...


e no abraço daquelas que, nesse momento, começam a se despedir do Cargo.



Olha o brinde aí, minha gente.

A partir daí, tudo é festa. Uma comemoração merecida.


Foto com a Equipe antiga

...e foto com a Nova Equipe.

O discurso de agradecimento.

O abraço que sela a união e o comprometimento da nova Direção da Escola Elyseu Paglioli, na gestão 20011 - 2013.

Parabéns, Marion e Vica. Rezamos a Deus para que vocês possam fazer uma gestão transparente, leve e tranquila, mas sabemos que isso envolve muito trabalho e tolerância. Que tenham muita força e contem com a colaboração de todos nós.

I ching


Os místicos chineses que codificaram as mensagens do I Ching eram mestres em psicologia e perceberam, intuitivamente, as leis que governam o cosmos e as sociedades humanas. Aceitaram os opostos neste mundo e o princípio da mudança constante que existe no Universo.
Um dos mais importantes conceitos revelados pelo I Ching é o de que tudo passa, nada é permanente no Universo, e por isso, devemos nos voltar para o nosso centro interior, onde o Tao ou Deus habita, criando uma harmonia com Ele. Quando isso acontece, conciliamos os opostos em nossa vida e trazemos o equilíbrio, a serenidade, a confiança e a tranqüilidade para enfrentar qualquer tipo de situação. Elisabeth Cavalcante 


 Há tempo de semear e de  colher,  inverno e  verão,  in e  out,   yin e  yang. Para vivermos no Tao é preciso respeitar esta dualidade.
 Por difícil que seja, é preciso aprender que a árvore para crescer frondosa, precisa do tempo em que a semente, escondida na terra, faz o seu trabalho interior e, solitariamente, sem pressa, realiza-se como semente.
Obedecendo ao princípio de alternância dos opostos, chega o tempo em que a semente germina, expõe seus pequenos brotos para fora da terra  e deixa que o sol ou a chuva beije suas tenras folhinhas.
Rezemos para que não haja granizo ou ventania e assim, gradualmente, nossa plantinha continue crescendo, se adaptando ao solo e ao clima novo, adubada com os nutrientes da verdade e da confiança.

Hoje, o blog do Elyseu volta ao  ar. 
Retomamos as postagens neste espaço institucional para dar conta de um trabalho que acreditamos e levamos muito a sério.
A Escola Elyseu Paglioli é uma escola especial,  que lida com pessoas com deficiência. Como outras escolas especiais de Porto Alegre, vem lutando para mostrar que as escolas especiais também podem ser inclusivas e que o que lhe garante este status é a qualidade do seu trabalho.
Este é exatamente o objetivo deste blog: apresentar o trabalho da Escola, nosso dia-a- dia, nossas salas de aula, nossa rotina, nossos eventos, as atividades complementares, os projetos, nossas idéias, nossa diversidade.
Esta é uma escola viva - muitos professores utilizam esta ferramenta e criam um blog de sua Turma de alunos, como uma das formas de registro do seu trabalho ao longo do ano e também de socialização de seu trabalho junto às famílias. Os links estão disponíveis aqui, na barra lateral. Faça uma visita e veja a riqueza do trabalho que desenvolvemos.
Nas páginas, colocamos alguns banners institucionais que mostram a estrutura formal da Escola.
Se gostou, divulgue, torne-se um seguidor e volte sempre

4 de maio de 2008

Quem mexeu na minha escola? oops! no meu queijo?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Quem Mexeu no Meu Queijo? (Who Moved My Cheese?, no original em inglês) é um livro motivacional escrito pelo Dr. Spencer Johnson. O livro apresenta uma parábola envolvendo quatro personagens: dois ratinhos, Sniff e Scurry, e dois "homenzinhos", Hem e Haw.

O livro é uma alegoria que retrata os objetivos que cada um de nós temos e as mudanças a que estamos sujeitos durante a busca destes objetivos. Durante a leitura, o leitor pode observar que atitude cada personagem toma diante das adversidades da vida.


A parábola
Na parábola proposta pela obra, os quatro personagens estão em busca de um mesmo objetivo: um posto repleto de queijo. Ao encontrá-lo, todos ficam felizes e imaginam o que farão com tanto queijo.

No entanto, os personagens esquecem que, à medida em que fazem uso do queijo, este vai acabando. Ao perceberem que o queijo terminou, cada um toma uma atitude diferente - da mesma maneira que cada um de nós, que também assumimos posturas diferentes diante de uma dificuldade.

O livro passa, então,a mostrar o que cada personagem está disposto a fazer (ou a não fazer!) para obter mais queijo.


O significado do livro
O queijo simboliza, na verdade, aquilo que cada um de nós almeja possuir, seja na vida pessoal ou no trabalho: saúde, prosperidade, conforto, etc. No entanto, a busca pelo que se quer nem sempre é fácil. Às vezes, nos deparamos com situações ótimas, que nos proporcionam alegria e satisfação pessoal; em outras, nos vemos em "becos sem saída".

A parábola mostra, então, que a vida não é necessariamente um caminho livre de empecilhos mas, sim, uma caminho repleto de sobressaltos e adversidades. A diferença é a maneira com que cada ser humano lida com tais adversidades.





Para ver o vídeio inteiro, acesse:
quem mexeu no meu queijo - Google Video

1 de maio de 2008

Alunos Complemento de Fotografia na Exposição FILE...

Complemento de Teatro - Prof Cris

Que a prof Cristine Patane faz um trabalho maravilhoso no complemento de Teatro da escola, ninguém tem a menor dúvida.
Agora ela resolveu nos brindar com alguns fragmentos deste trabalho, mostrado no vídeo que ela editou, com suas próprias fotos e de outras professoras da escola.
Parabéns, Cris, o vídeo está lindo.

Uma Bela Experiência

Autismo no Happy Hour

Prof Amélia assitiu ao Programa Happy Hour do GNT, dia 29 às 19h00, que debateu o tema do Autismo, com a presença de um pai e uma mãe, uma terapeuta e uma pediatra. Não assiti pela TV, mas olhei os vídeos que estão no site da Globo e que a Amélia disponibilizou o link para nós.
Eu, particularmente, achei duas coisas interessantes. O programa entrevistou uma mãe e seu filho Filipe, de 24 anos, autista e artista. A mãe provê telas, tintas e pincéis e o Filipe pinta muito - a mãe chamou isso de "uma arte que nasce do silêncio, já que o Filipe é não verbal.
Um outro ponto importante do programa foi ua pergunta de telespectadora, professora de escola regular, que perguntou como lidar com um aluno autista na escola?
Uma das mães (que também é terapeuta) disse que acredita em uma inclusão construída com a participação da família. NO caso específico dela, ela relatou que quando matriculou o filho (a) na escola, informou à escola sobre o autismo e se propôs a a levar informações sobre o autismo, levar material informativo, inclusive livros para as professoras e providenciar consultas com os terapeutas do filho.
Enfim, acredito que a mãe acabou fazendo a formação dos professores - e da escola - do filho, coisa que talvez só tenha sido possível porque ela mesma tinha essa formação, como terapeuta. Esta atitude deve ter feito muita diferença na vida desses profisionais, "que não estavam preparados para lidar com a diferença", como é o jargão.
Entretanto, pais tecnicamente bem informados não é a regra...
Então, como poderia ser construída esta inclusão?


Abaixo o link para o programa, na parte sobre Inclusão. Lá no site é facilmente encontrável o restante do programa para quem quiser assistir.

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM821682-7822-COMO+LIDAR+COM+UM+ALUNO+AUTISTA,00.html