1 de maio de 2008

Autismo no Happy Hour

Prof Amélia assitiu ao Programa Happy Hour do GNT, dia 29 às 19h00, que debateu o tema do Autismo, com a presença de um pai e uma mãe, uma terapeuta e uma pediatra. Não assiti pela TV, mas olhei os vídeos que estão no site da Globo e que a Amélia disponibilizou o link para nós.
Eu, particularmente, achei duas coisas interessantes. O programa entrevistou uma mãe e seu filho Filipe, de 24 anos, autista e artista. A mãe provê telas, tintas e pincéis e o Filipe pinta muito - a mãe chamou isso de "uma arte que nasce do silêncio, já que o Filipe é não verbal.
Um outro ponto importante do programa foi ua pergunta de telespectadora, professora de escola regular, que perguntou como lidar com um aluno autista na escola?
Uma das mães (que também é terapeuta) disse que acredita em uma inclusão construída com a participação da família. NO caso específico dela, ela relatou que quando matriculou o filho (a) na escola, informou à escola sobre o autismo e se propôs a a levar informações sobre o autismo, levar material informativo, inclusive livros para as professoras e providenciar consultas com os terapeutas do filho.
Enfim, acredito que a mãe acabou fazendo a formação dos professores - e da escola - do filho, coisa que talvez só tenha sido possível porque ela mesma tinha essa formação, como terapeuta. Esta atitude deve ter feito muita diferença na vida desses profisionais, "que não estavam preparados para lidar com a diferença", como é o jargão.
Entretanto, pais tecnicamente bem informados não é a regra...
Então, como poderia ser construída esta inclusão?


Abaixo o link para o programa, na parte sobre Inclusão. Lá no site é facilmente encontrável o restante do programa para quem quiser assistir.

http://video.globo.com/Videos/Player/Entretenimento/0,,GIM821682-7822-COMO+LIDAR+COM+UM+ALUNO+AUTISTA,00.html

Nenhum comentário: