5 de dezembro de 2011

O ENCANTO DO MAR

Arte Educação é assim, ela brota de uma vivencia espontânea e prazerosa, e vai se lapidando pouco a pouco na intencionalidade coletiva e mediada pelo educador.
O “Encanto do mar” foi uma performance musical construída até o último dia.
Todos os alunos vivenciaram os encontros desde o início do ano, nas quintas-feiras após o recreio, na roda de música do II Ciclo. Todos experimentaram os instrumentos musicais, todos cantaram livremente ou ao microfone do “seu jeito”, todos brincaram com a música e foram convidados a cumprir os compromissos de uma execução vocal e instrumental e interpretação musical coletiva.
Aos poucos fomos selecionando o repertório para a apresentação.
Já vínhamos trabalhando as cantigas de nosso riquíssimo folclore popular: “sereia”, “marinheiro só” e outras.
Estudamos a história de Pixinguinha e conhecemos “Samba na areia”, a nossa adorada canção dos peixinhos do mar.
Esse foi o viés que motivou o roteiro de nossa apresentação.
Também pesquisamos as músicas de Dorival Caymmi. A professora até cantou algumas de suas singelas e complexas canções, cheias de religiosidade e acordes dissonantes. Assistimos vídeos de outros grupos de profissionais e estudantes se apresentando com as mesmas músicas que pensávamos ensaiar.
Entretanto, Dorival Caymmi seguirá para o próximo ano.
Entre os dois compositores e músicos que se “encantaram com o mar”, em 2011 apresentaríamos Alfredo da Rocha Vianna Filho (1897-1973), o nosso Pixinguinha, mistura de “Pizindin” (em africano, menino bom) apelido dado por sua avó e “bixiguinha”, termo atribuído a enfermidade da varíola (no popular conhecida como bexiga) que contraiu quando criança.
Entre histórias, audições, brincadeiras, confecção de bonecos, ensaios, mudanças no arranjo musical, troca de integrantes na banda de percussão e no coral, resultou o trabalho que apresentamos no palco do Teatro Renascenças, no dia 30 de novembro de 2011.
Uma apresentação cheia de alegria e surpresas, com a participação de alunos que deram um show de superação, como Guilherme e Carlos Alexandre, pois vencendo a resistência, mostraram grande crescimento em sua participação. Também, com a brilhante participação de Fabrício, lucas e Alexandre no trio de percussão, assim como com a concentração de Ygor, Vitória, Fernanda, Bhrayan, Laura, Rafael e Mychel que cantaram o tempo todo as canções profundamente ensaiadas.
Nós, professoras do II Ciclo – infanto-juvenil, só temos a agradecer a estes alunos maravilhosos e suas famílias, pela oportunidade de mostrar o trabalho no qual acreditamos: um trabalho de parceria, um trabalho verdadeiro, construído no cotidiano escolar, com todo o compromisso de seus educadores e com um aprendizado cheio do entusiasmo de nossos alunos. Parabéns a Escola Elyseu Paglioli por mais este evento verdadeiramente arte-educativo!
Professoras Carla (fotógrafando) e  Claudia nos bastidores, dando aquele apoio.
professoras Débora e Maria Luíza no palco, coordenando a apresentacao dos alunos.

Guilherme desfrutou cada momento com sua alegria.
 
Mychel ficou satisfeito!


As meninas super-poderosas!!

                                  Mães cheias de emoção!!


Professoras maria Luíza e débora, colegas e amigas!!


Um comentário:

Ane (Anelise Barra Ferreira) disse...

Estavam 10!!
Parabéns para todos pelo lindo trabalho.
bj
Ane