Dança, alegria e confraternização marcaram a noite dos mais de 1500 participantes da Festa Jovem do Programa de Trabalho Educativo (PTE), da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. O evento ocorreu nessa segunda-feira, 10, no Bar Opinião (rua José do Patrocínio, 834 - Cidade Baixa). Jovens com necessidades especiais e seus familiares divertiram-se ao som das bandas Novo Extima, Ultramen e do Mc Jean Paul.
Representando o prefeito José Fortunati, a secretária municipal de Educação, Cleci Maria Jurach, saudou a presença de todos. “Esta festa promove a confraternização e a socialização dos alunos com deficiência, adolescentes e adultos, que estão iniciando uma caminhada de independência”, salientou. “Minha gratidão aos professores das nossas escolas municipais responsáveis pelo PTE pela dedicação e pelo profissionalismo”, acrescentou.
A banda Novo Extima abriu as atrações musicais. Esperando uma apresentação do músico Tonho Crocco, o público foi presenteado com a participação da Ultramen (banda da qual ele é vocalista). “A nossa surpresa de hoje para vocês é que o Tonho não veio sozinho, trouxe com ele a banda completa”, revelou André Araújo, da Rádio Caiçara, que comandou o evento. A maior emoção da noite ficou por conta das homenagens à professora Adriana Perdomo, falecida neste ano. “Adriana, onde você estiver, receba a nossa energia. Saiba que o seu trabalho continua”, disse Mc Jean Paul, sob o aplauso de todos. A banda Ultramen agradeceu o trabalho realizado pela docente dedicando uma música, enquanto fotos da professora passavam no telão.
Estiveram presentes familiares e alunos das escolas municipais de ensino fundamental especial Elyseu Paglioli, Professora Lygia Morrone Averbuck, Professor Luiz Francisco Lucena Borges, Tristão Sucupira Vianna, Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire, da Sala de Integração e Recursos (SIR/PTE) Norte, Sul, Leste e Oeste, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) de Surdos Bilíngue Salomão Watnick. A comunidade também prestigiou o evento.
PTE - Serviço que prepara estudantes com deficiência e/ou transtornos globais do desenvolvimento, em fase de conclusão do ensino fundamental, para o mercado de trabalho, propiciando novas possibilidades de aprendizagem para além do espaço escolar. É oferecido a alunos das quatro escolas especiais da rede municipal de ensino, do Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire e das instituições de ensino regular, com atendimento em Salas de Integração e Recursos. O programa também conta com o apoio da Superintendência Regional do Trabalho, do Comitê Pró-Inclusão e do Grupo de Apoio Local, na oferta de cursos de capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário