18 de outubro de 2014

PROJETO ADOTE UM ESCRITOR na ESCOLA

Nosso ADOTADO ESCRITOR neste ano foi HERMES BERNARDI JR.
Escola envolvida com a obra do escritor, compartilhando trabalhos desenvolvidos pelos professores em sala de aula com alunos e familiares, além de apresentações com música, contação de histórias, criação e confecção de livros de autoria dos alunos e muitas construções coloridas e divertidas criadas pelo coletivo. O BONECO HERMES, nascido na Sala de Artes e fruto de muitas mãos e ideias partilhadas, foi um SUCESSO!!!!! 
Hermes de carne e osso não resistiu ao seu outro eu e o levou para morar em sua casa!!!!
 Inspirado no livro: O Emaranhado da Maçaroca

 O Escritor pelo OLHAR dos Alunos


 Painel Coletivo realizado pelas Profes da Estimulação Precoce e Psicopedagogia Inicial junto com alunos e familiares

 O Escritor acompanha sua história na TV

 A aluna jornalista Aline entrevista o Escritor

 Profes do MULTIMEIOS junto com o Escritor

 ABECEDÁRIO criado pelos alunos

 HERMES & HERMES

 Alunas com o Escritor


 OS 2 HERMES indo para casa!!!!!!


15 de outubro de 2014

A Menina do Cabelo Vermelho


Alunos , mães e as professoras Simone Amaral, Carla Rossana Gonzalez , Amelia Tochetto, da Educação Precoce e da Psicopadagogia Inicial, comemoraram  o Dia do Professor no  Teatro de SESC assistindo a Peça Infantil A Menina do Cabelo Vermelho, da Cia de Teatro Las Brujas.




 “A Menina do Cabelo Vermelho” narra a história de Filó, que como diz o título, possui longos cabelos vermelhos e que quando se põe a pensar no mundo, fica tão leve, tão leve que sai um pouquinho do chão. Na história, Filó vive uma aventura fantástica, em que vivencia situações de medo, de coragem, amizade e amor. Ela nem sempre é feliz em suas ideias, mas acaba descobrindo no trabalho em conjunto, na amizade e no respeito às diferenças a superação de suas dificuldades."





14 de outubro de 2014

DIA DE EXPERIMENTAR SABORES e DELÍCIAS!!!!!


Antigamente o nome da Rua da República se chamava Rua do Imperador, daí a origem do nome do restaurante que visitamos, RESTAURANTE VIA IMPERATORE, localizado na Cidade Baixa. 
Em uma parceria da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e a SMED (Secretaria Municipal de Educação), a Escola Elyseu Paglioli foi presenteada com esta bela vivência. 
Comida saborosa e inspirada na cozinha italiana; local aconchegante e repleto de curiosidades e objetos que remetem ao passado. 
Nossa galera teve a oportunidade de experimentar pratos que não conheciam e curtiram muito esta vivência. 
Agradecimentos especiais à ABRASEL e SMED por este prazeroso DIA DE AULA!!!!!















Com Thais Kapp (Diretora Executiva da ABRASEL)

12 de outubro de 2014

Escola Elyseu é Premiada no VII Concurso EPTC no Trânsito


Alunos bem felizes com as medalhas, troféu e com um Passeio no Ônibus Linha Turismo, como Prêmio pelo 1o. LUGAR alcançado na Categoria EDUCAÇÃO ESPECIAL no VII Concurso da EPTC de Educação para o Trânsito.
Foi selecionado o Trabalho Coletivo de desenho e colagem realizado pelos alunos do III Ciclo (Turma CM1) na Sala de Artes.
Vibração e uma torcida alegre de alunos e profes no Salão de Atos da PUC durante a cerimônia de divulgação dos resultados e entrega dos prêmios.
Cobertura Fotográfica: Alunos do Complemento de Foto e Profes




 Trabalho Coletivo de desenho e colagem selecionado em 1o. Lugar 
na Categoria EDUCAÇÃO ESPECIAL



Na torcida pelos colegas!!!!


Grande abraço do AZULITO na Galera

Valeska esteve presente no evento pelo complemento de Rádio e conseguiu duas ótimas entrevistas:
a primeira com o jornalista do Evento e a segunda com a Secretária de Educação, sra. Cleci Jurach.

Elyseu sorteado novamente pela Abrasel

Alunos conhecerão gastronomia de 23 restaurantes da Capital

11/10/2014 08:35:49

Cerca de 600 alunos da rede municipal de ensino conhecerão a rotina e experimentarão a gastronomia de 23 restaurantes da Capital. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio Grande do Sul (Abrasel), integra as atividades da Semana Solidária da Criança, que ocorrerá de 13 a 17 de outubro.

Os estudantes apreciarão cafés da manhã, almoços e lanches. Também serão realizadas ações recreativas, como teatro de fantoches e contação de histórias. “É gratificante para um empresário proporcionar atividades solidárias para as crianças”, afirmou a diretora da Abrasel, Taís Kappi. O evento é realizado desde 2010 e já envolveu mais de 3.000 alunos. 
Escolas participantes do projeto:
Emeef Prof. Luiz Francisco Lucena Borges
Emeef Prof. Elyseu Paglioli
Emef Vereador Antônio Giúdice
Emef Presidente João Belchior Marques Goulart
Emef Senador Alberto Pasqualini
Emef Heitor Villa Lobos
Emef Professor Larry José Ribeiro Alves
Emef Nossa Senhora do Carmo
Emef Lauro Rodrigues
Emef Wenceslau Fontoura
Emef Jean Piaget
Emef Vereador Martim Aranha
Emef João Antônio Satte
Emef Professor Gilberto Jorge Gonçalves da Silva
Emef Grande Oriente do Rio Grande do Sul
Emef José Mariano Beck
Emef Gabriel Obino
Emef Timbaúva
Emef Marcírio Goulart Loureiro
Emef América
Emef São Pedro
Emef Nossa Senhora de Fátima
Emef Leocádia Felizardo Prestes

10 de outubro de 2014

Na mídia: Baila do PTE


Baile do PTE reúne mais de 800 jovens

Festa jovem reúne mais de 800 pessoas no Opinião

08/10/2014 11:08:00

Uma vez por ano, alunos da rede municipal de ensino que integram o Programa de Trabalho Educativo (PTE), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), participam da Festa Jovem. A iniciativa, que objetiva a integração entre estudantes, pais e professores, reuniu mais de 800 pessoas no bar Opinião, na noite de terça-feira, 7.
Para os alunos, a festividade foi uma oportunidade para encontrar os amigos e assistir ao show do cantor favorito. “Quero ver o MC Jean Paul”, confessou Karen Dorneles, 17. Pais, professores e coordenadores destacaram a importância do evento para a integração dos jovens. “O evento é importante para que eles possam conviver e aprender a sair de casa, ir a shows e ver com outras pessoas”, afirmou Eulália Delgado, que acompanhava o filho Leonardo.
A secretária municipal de Educação, Cleci Maria Jurach, destacou que a Festa Jovem é uma oportunidade para que os alunos de Educação Especial possam confraternizar com familiares, amigos e colegas. “Nós falamos que a inclusão é possível, e o aluno de inclusão é capaz. E estamos mostrando isso nesta noite”, afirmou.
A professora do PTE, Adriana Perdomo, salientou que a celebração também colabora para a realização do passeio de final de ano dos alunos. “O encontro é uma síntese do trabalho feito durante o ano. Hoje, eles participam desta festa e arrecadam recursos para fazer uma viagem de estudos no final do ano”, disse.
As bandas Renascentes e Kaiowá Reggae Music abriram a festa e animaram o público, que dançou sem parar. Grandes nomes da música gaúcha também ressaltaram a relevância do encontro. O músico Tonho Croco se emocionou ao falar da sensação de tocar no evento. "É sempre emocionante poder tocar aqui. Eu vejo as crianças, jovens e famílias se divertindo, e não tenho palavras para descrever este momento", comentou.
O MC Jean Paul encerrou a festa. Antes de subir ao palco, o cantor celebrou: “É um momento de felicidade, de renovação de energias e de alegria. Como artista, espero o ano todo para poder vir aqui. Esta é a quinta vez que canto e sempre sinto uma energia muito boa”.
A Festa Jovem foi o segundo evento promovido pelo PTE neste ano. No último dia 23, o ‘Encontrão’, no Círculo Militar, incluiu palestras sobre mercado de trabalho, cursos de formação e aperfeiçoamento e cuidados no trânsito, além de atividades de lazer. A próxima atividade, que encerrará o ano letivo, será uma viagem a Santa Cruz do Sul, marcada para a primeira quinzena de novembro, para conhecer a Empresa Mercur, que fabrica materiais escolares e possui uma linha adaptada para alunos com necessidades especiais.
Veja o vídeo aqui


/educacao
Texto de: Bruno Teixeira (estagiário) / Supervisão: Guga Stefanello
Edição de: Vanessa Oppelt Conte
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

9 de outubro de 2014

O Gato de Botas


 O Gato de Botas,  foi a primeira peça de teatro infantil que Gael, o aluninho da PI 3 assistiu . 

Sua professora Ana Maira Zortea e sua Mãe o acompanharam para que desfrutasse com segurança, este novo espaço e experiência.

  
Esta versão do Gatos de Botas, inspirada nos contos de fadas, é  do escritor francês Charles Perrault e foi encenada pela Cia de Teatro Menino Tambor  na  “Mostra Arte Sesc para Crianças”. 

 

 O aluninho Antony Samuel,   já  assíduo frequentador do teatro, foi para primeira fila com o Tio e a professora Carla Rossana Conzalez.