28 de agosto de 2014

Formação:Territórios Negros

Afro-brasileiros em Porto Alegre

Desenvolvido pelo Secretaria Municipal de Educação, conta com a parceria da Companhia Carris que cedeu o ônibus para andar pela cidade, o Gabinete de Políticas Públicas para o Povo Negro (GPN), órgão responsável pela coordenação política, assim como a Empresa de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

O projeto ganhou força por sua importância, pois é uma ação de qualidade onde os participantes aprendem histórias que não conheciam e ainda se divertem, como é o caso de turmas de meninos e meninas das escolas municipais. Em cada percurso, nos territórios negros, são transmitidas informações sobre a cultura e modo de vida dos afro-descendentes do Brasil, em épocas passadas.

Com um visual que chama a atenção para o projeto. Garante a visita semanal a oito locais históricos aos alunos das escolas da Rede Pública, e uma vez por mês fica a disposição para as comunidades.

Dentro do ônibus, crianças e professores percorrem diversas regiões da cidade . Mas não se trata de passeio turístico, é um tour cultural. Através da experiência direta e visual , os alunos adquirem conhecimento dos espaços em Porto Alegre , utilizados pelos negros , desde a época da escravidão, até os dias atuais.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas fez o passeio inaugural no ônibus da Carris especialmente elaborado para o projeto.

“Territórios Negros: Afro-brasileiros em Porto Alegre”, um roteiro por pontos de referência da população negra. O evento, criado com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a história e a cultura dos afro-brasileiros na cidade.
Locais percorridos pelo ônibus:

Percurso - O ônibus circula por regiões reconhecidas como territórios com ocupação e constituição por afrobrasileiros. O trajeto passa pelos Largos Glênio Peres e da Forca (Praça Brigadeiro Sampaio), o Pelourinho (Igreja Nossa Senhora das Dores), o Mercado Público, o Campo da Redenção (Parque Farroupilha), a Colônia Africana (Bairros Bom Fim e Rio Branco), a Ilhota (perto do Centro Municipal de Cultura e da avenida Érico Veríssimo) e o Quilombo do Areal da Baronesa (Travessa Luis Garanha), o roteiro encerra no Largo Zumbi dos Palmares.
Informações colhidas no site da Prefeitura de Porto Alegre
  Como parte de nossa formação semanal, nossa Escola fez o roteiro acima. Fomos guiados pela Fátima, a guia do ônibus da Carris, que nos apresentou aos locais, falando com muita paixão e conhecimento do assunto.

Nenhum comentário: