25 de junho de 2014

A Copa do Mundo inspira atividades na Turma de Psicopedagogia Inicial 2


          








 Neste ano de 2014 a Copa do Mundo invadiu nosso cotidiano, nosso País,  nossa Cidade , nosso Bairro.
Acompanhamos bem de perto, construções, mobilizações, treinamentos, jogos, festas.

       Nossa Escola , sempre participante na vida da cidade , organizou seu calendário e planejamento pedagógico considerando este grande evento. 

              
Os aluninhos da turma de Psicopedagogia Inicial 2 se interessaram pelo evento a partir da observação de cartazes, mobiles e instalações que decoram os corredores da Escola.
 


A professora Amelia fez uma seleção de atividades que estão desencadeando aprendizagens e alegrando nossos atendimentos : brinquedos e jogos  com as cores da Bandeira Brasileira, jogos e pintura da Brazuca ( a bola da Copa), visita ao mascote Fuleco na sala da Turma BM 1 , maquilagem com a professora Cláudia e  jogos no laboratório de informática.

              
          Os familiares  se aliaram a estas atividades comentando e assistindo com os filhos os jogos do Brasil , estimulando o uso de camisetas  com as cores ou símbolos da Seleção Brasileira e mostrando na cidade , na Televisão e nos jornais as notícias da Copa .


Seleção Elyseu na COPA 2014


"SELEÇÃO ELYSEU" - Painel Coletivo com colagem realizado por alunos do II e III ciclos utilizando recorte, pintura, desenho, fotografia. 

A partir de conversas em sala de aula sobre os times do coração, a temática do futebol foi ganhando espaço e mostrando o que os alunos conheciam e sua relação com o futebol e a Copa.
Propostas como: regras simples do futebol, identificação de jogos/esportes que utilizam bola, bandeiras das seleções da Copa, idiomas de alguns países da Copa (Oi, Tchau e Obrigado), música "Mostra Tua Força Brasil"/Itaú COPA 2014 - com Fernanda Takai e Paulo Miklos/composta por Jairzinho, jogo com campo de futebol de preguinhos resgatando este brinquedo antigo e bastante popular, passaram a fazer parte das atividades de aula na Sala de Artes envolvendo os alunos em novas aprendizagens e no clima da COPA do Mundo 2014. 

FUERZA BRASIL
AVANTI BRASIL
GO AHEAD BRASIL

Crédito das Fotos: Márcia Wander









12 de junho de 2014

Parceria da Escola Elyseu com a Equipe do Centro de Saúde Santa Marta

                 
              Na manhã  de terça-feira , dia 3 de junho de 2014, estiveram reunidas as equipes  de Saúde da Criança  e do Adolescente do Centro de Saúde Santa Marta e profissionais da Escola Elyseu Paglioli.

         Participaram deste evento, a Coordenadora da Equipe da Saúde, Fonoaudióloga Rosélis, Neurologistas Cleomar e Cláudia  , Fonoaudióloga Gisele, Psicóloga Sirlene, Psiquiatra Infantil Denise e Assistente Social Rosane , e a Equipe da  Educação Precoce e Psicopedagogia Inicial da  Escola Elyseu Paglioli:   Professoras Ana Brum, Ana Maira, Amelia e Carla Rossana juntamente com o Orientador Educacional Marco Aurélio.

             Este encontro , teve como objetivo o estudo de casos dos alunos atendidos tanto no Centro de Saúde como na  Escola  Elyseu Paglioli. 

           Formou-se , assim uma equipe multidisciplinar com  especialistas de diferentes áreas  que  contribuíram   na troca de informações sobre os alunos e material de estudo e planejaram  novas ações : devolução das informações às famílias, recontratos e retorno a consultas.

              Ficou combinado, após o proveitoso encontro, novo agendamento para agosto.


Texto elaborado pela equipe de EP / PI: Carla, Amelia, Ana Brum e Ana Maira






11 de junho de 2014

Fuleko na Turma BM 1



 Como trabalhar o Projeto Pedagógico  COPA BRASIL com a Turma BM1? 
Professora Debora Freitas Valle



     A ideia foi construirmos a mascote para dar significado e envolver todos os alunos no trabalho. Iniciamos brincando com diversos materiais de sucata  e selecionando os que serviam para a confecção do FULECO.

     Depois da modelagem inicial, os alunos deram cor e vida ao boneco.

Agora o Fuleco participa das brincadeiras e da rotina da turma enquanto aguardamos os jogos do Brasil. 













4 de junho de 2014

Os doces frutos do Elyseu

      O pátio de minha Escola tem árvores frutíferas: laranjeiras ,  ameixeras, amoreiras e goiabeiras. Seus frutos são muito apreciados pelos alunos e trabalhadores. Mas os frutos mais doces produzidos nos 26 anos de vida desta Escola Especial não são estes ...
Esta pequena reportagem vai mostrar o que se planta e o que se colhe em educação.
   Alguns anos atrás, quando a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares era ainda uma  reivindicação, os alunos da Escola Estadual Professor Elpídio Ferreira Paes , entre eles, Camila, espiavam os alunos da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Professor  Elyseu Paglioli, pelas frestas da porta do ginásio de esportes . 
   Um dia, uma exposição de trabalhos de artes chamou a atenção de Camila e seus colegas. Trabalhos tão lindos ... como eram estes alunos , como conseguiam fazer estes trabalhos? As perguntas ficaram momentaneamente sem respostas .
   Esta curiosidade os mobilizou em 1997, quando uma professora da Escola Elyseu Paglioli foi a Escola  Elpídio  divulgar Oficinas de Artes Plásticas, Dança e Máscaras, que aconteciam  no turno inverso às aulas e possibilitavam a integração com os alunos do Elyseu .

   Camila, com treze anos,  e seu irmão Paulo se inscreveram, junto com outros colegas como Letícia e Marco Aurélio .
  Camila foi aluna  da professora Mary Alzira Carvalho no Complementos de Artes e Paulo  foi aluno da  Professora Márcia Wander no Complemento de Máscaras, que se entrosavam com o Complemento de Dança da professora Cláudia Maria Fernandes Garcia.
  Além das aulas criativas e animadas , faziam passeios para um sítio, iam ao teatro , ao cinema.

  No final do ano, sempre havia uma apresentação num teatro.  Para este evento, "Ritual Afro", alunos e professoras confeccionaram  máscaras, acessórios, figurinos e cenários.
   Camila lembra da professora Mary Alzira , sempre atenciosa, não diferenciava os alunos, atendia todos igualmente.
  Entre as lembranças de Camila, uma se destaca,  um casal de alunos adolescentes com síndrome de Down que esperavam o recreio para "namorar". No recreio sentavam nos balanços e ficavam de mãos dadas.


Neste ano de 2014, quando Renato, nosso aluninho da Psicopedagogia Inicial ,entrou na  Turma do Jardim Misto , a professora Camila lembrou dos ensinamentos da professora Mary : "tratar todos da mesma forma reconhecendo que uns tem dificuldade aqui, outros ali ".

      
     A professora Camila Mateus de Araújo Rocha  ,hoje com 31 anos e três filhos, fez o Curso de  Magistério na Escola Emilio Meyer e atende, junto com a Professora Graziela Kern,formada no Curso de Magistério do Colégio Bom Conselho,  a turma de Jardim Mixto com 25 alunos no  Instituto de Educação Infantil Vovô Casemiro, mantido pela Associação Cristã de Moços (ACM), Rua Cruzeiro do Sul, 2702, Bairro Santa Tereza.